Um pouco do mundo das

flores e decorações

Dicas básicas para montar um arranjo em esponja floral

Com uma rotina e organização bem estabelecidas, a beleza e criatividade vão fluir!


A montagem de um arranjo, sendo em um vaso ou decoração, pode ser o seu trabalho ou até uma atividade de relaxamento e lazer. Independente do objetivo é sempre interessante termos uma base para começar a desenvolver nosso trabalho para que nenhum fator atrapalhe nosso fluxo de criação e criatividade.


Para isso, tanto em meus momentos pessoais quanto em meus cursos, eu busco estabelecer uma série de passos simples que mesmo as iniciantes podem empregar e ter bons resultados.


Deste fluxo você pode divergir e criar o seu próprio estilo de trabalho e ritmo de criação, mas é sempre importante que, assim como nossas flores, nós tenhamos uma base sólida para começar a nos desenvolver. Confira então esse passo a passo de criação:

Passo 1 - Vaso

Escolha com calma o recipiente (vaso, jarro etc.) tendo em mente que sua profundidade e cores podem influenciar na escolha e no uso de suas flores.

Passo 2 - Flores

Separe e defina bem suas flores e coberturas de base (folhagens) sempre se atentando às texturas e combinações que possam melhor combinar com seu vaso, ambiente e evento. (Caso precise de uma ajudinha nesse passo, um dos meus trabalhos principais é a assessoria para esse tipo de situação. Entre em contato comigo!).

Passo 3 – Preparação

Prepare um recipiente com água limpa e conservante floral para então começar a limpeza de suas flores. Começando pelos caules, inicie com um corte em diagonal na base e siga removendo todas as folhas que poderão ter contato com a água, evitando assim o apodrecimento e proliferação de bactérias. Finalizando isto, mergulhe tudo em água limpa para uma higienização final.

Passo 4 – Base

Uma das principais aliadas de toda florista é a Esponja Floral. Desenvolvida especificamente para atender as necessidades de profissionais e entusiastas da área de flores e arranjos, ela é o principal elemento quando falamos de sustentação e hidratação para as flores, mesmo depois de horas ou dias da montagem da sua decoração.


Monte uma do tamanho e altura necessários para seu vaso e hidrate-a colocando em água limpa. Atenção! Não há necessidade de empurrar a esponja, deixe que ela absorva a água sem ajuda.


Passo 5- Finalização

Coloque a esponja já completamente hidratada (a mudança de cor e peso são perceptíveis) dentro do recipiente e comece o arranjo colocando as folhagens que serão a cobertura da base. Depois de toda a esponja já estar coberta você pode então passar para as flores de maior destaque (comprimento de caule e tamanho de pétalas) partindo então para as menores e, por último os complementos.


Tente sempre montar níveis e pontos de interesse diferentes. Em um vaso bem arranjado, independentemente de onde vem o olhar, a beleza deve ser garantida.

5 visualizações
CONTATO
Vou adorar receber seu contato!
Tel: (48) 99960-2850
E-mail: naluhomemdecor@gmail.com
Florianópolis/SC
Me siga nas redes!
  • whatsapp-02_edited
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
whatsapp-02_edited.png
Escreva sua mensagem

© 2020 Nalu Homem

amorosamente elaborado por bialthoff.com